sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Alunos revivem a história de Rubem Braga neste sábado (31) - VILA VELHA


Uma tarde cultural com o legado deixado pelo escritor Rubem Braga. No ano do centenário do cachoeirense, essa é a proposta da escola da rede de Vila Velha que leva o nome capixaba, um dos mais ilustres do País. A Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Rubem Braga, que fica em Boa Vista I, realiza neste sábado (31), às 14h30, um momento cultural para reforçar com os alunos a importância do escritor para a sociedade brasileira.
Durante o evento, uma mistura de tudo o que foi importante na vida do cronista, que tinha como marca o lirismo, provocado pelos acontecimentos cotidianos, pelas paisagens, pelos estados de alma, pelas pessoas, pela natureza.
Tendas com as comidas que encantavam o escritor, como o bolo de fubá e o caldo de aipim, danças típicas da região onde Braga nasceu, como o Bumba meu boi e o congo, o amor pela natureza no Cantinho Rubem Braga, a réplica da estação de Cachoeiro de Itapemirim. Tudo isso e muito mais será exposto na tarde de sábado nas dependências da escola, que estará aberta para alunos e comunidade.
O amor pela natureza e a valorização das coisas simples feitas por Braga em suas crônicas estimulou a diretora Célia Therezinha Bezerra a traçar um planejamento para trabalhar em sala de aula os textos do escritor ao longo deste ano. “Nós estamos trabalhando com os alunos a partir de suas crônicas temáticas recentes, como a sustentabilidade, pois a partir dessa prática nós podemos estimular os alunos à leitura”, avalia.
Ainda segundo Bezerra, o projeto existe para que alunos, pais, professores e toda a comunidade escolar o conheçam mais sobre o cronista. “O nosso objetivo é que os conhecimentos adquiridos pelos alunos sejam replicados e em casa”, ressalta.
A instituição ainda avalia a possibilidade de visitar a “Casa dos Bragas”, local onde o escritor nasceu e viveu, localizada na cidade de Cachoeiro de Itapemirim. A casa funciona como uma biblioteca e um minimuseu com publicações de Rubem Braga no jornal Correio do Sul, pinturas, desenhos e fotos da família Braga.
Texto: Daniella Sanz Ramos





Marco Antonio Antolini
SEMCOM
Prefeitura de Vila Velha (ES)
Telefones: (27) 3149-7925
www.vilavelha.es.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário