sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Incaper participa da Semana de Ciência e Tecnologia em São Mateus


30/08/2013 - 11h02min

Maria Andréia Corrêa Mendonça / Incaper
O processo de extração caseira de DNA atrai a atenção principalmente de estudantes.
Como a ciência presente no campo pode influenciar a saúde e o esporte até mesmo na cidade? A resposta será apresentada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) durante a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Mateus e Região Norte do Espírito Santo. O evento, que tem como tema “Ciência, Saúde e Esporte”, será realizado entre os dias 03 e 05 de agosto.

“O Incaper é a única instituição pública estadual que atua diretamente com pesquisa, desenvolvimento e inovação. É importantíssima a nossa participação neste evento, visto que as tecnologias desenvolvidas pelo Incaper contribuem diretamente para a segurança alimentar, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida no campo e na cidade”, disse Aureliano Nogueria da Costa, diretor-técnico do Incaper.

Experimentos, práticas laboratoriais, variedades de plantas, produtos, oficinas e outras ações que já integram o cotidiano rural, serão apresentados no evento. A ideia é promover discussões acerca de temas e atividades ligadas à ciência, tecnologia e inovação, e suas relações pertinentes com ciência, saúde e esporte.

Biotecnologia

Durante o evento, estudantes, pesquisadores, professores, empresários e gestores públicos poderão conferir na prática as atividades de um laboratório de pesquisa. O Incaper demonstra como a biotecnologia contribui para o melhoramento genético das plantas. Ao produzir plantas mais resistentes a pragas e doenças, por exemplo, é possível reduzir a utilização de defensivos químicos e, assim, produzir alimentos mais saudáveis.

“Vamos demonstrar como se faz a extração do DNA de maneira simplificada, caseira, sem a necessidade de reagentes ou equipamentos de laboratório. Desta forma, o público vai ter contato com a molécula de DNA. Essas demonstrações didáticas ajudam a despertar o interesse das pessoas pelas descobertas científicas, relacionando-as com seu dia a dia”, explica a pesquisadora do Incaper, Maria Andréia Corrêa Mendonça.

Além disso, o Incaper vai expor plantas produzidas “in vitro”, a fim de demonstrar a rotina de um laboratório de cultura de tecidos vegetais e os vários estágios do desenvolvimento de plantas como abacaxi, morango e banana. “Nosso objetivo é integrar pesquisa, ensino e extensão, por meio da divulgação das pesquisas desenvolvidas pelo Incaper. Dessa forma, espera-se que o público conheça melhor os bastidores das pesquisas realizadas nas diversas áreas do conhecimento, além de perceberem a presença da biotecnologia no seu dia a dia e sua importância”, complementa Maria Andréia.

Geobases

Ciência a favor do esporte e da saúde. Uma tecnologia que está sob a gestão do Incaper permite ao usuário traçar o percurso de uma corrida, por exemplo, demarcando o ponto de largada, a distância e o ponto de chegada. No entanto, o Geobases é muito mais que isso. Este ambiente virtual que permite um “sobrevôo” pelo Espírito Santo também será disponibilizado no evento. Serão apresentadas aos visitantes as interfaces, as ferramentas de mensuração de área, distância, geolocalização, entre outros. Isso garante ao público a possibilidade de se trabalhar num ambiente de sistema de informação geográfica.

A base de dados geoespaciais do GEOBASES possui mais de 400 camadas de informações, tais como localização de escolas, limites municipais, comunidades, estradas, rios e energia elétrica e outras, de forma contínua, cobrindo todo o Estado.

“O Geobases é uma base que viabiliza a intercomunicação entre dados mapeados por diferentes instituições numa mesma área geográfica. Por meio dele é possível a cooperação mútua entre as 105 instituições públicas e privadas que fazem a composição, manutenção e compatibilização das informações”, explicou Leandro Feitoza, coordenador técnico do Geobases.

Serviço:
Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Mateus e Região Norte do Espírito Santo
Data: de 03 a 05 de setembro de 2013
Local: Centro de Vivência Amélia Boroto, São Mateus/ ES

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário