sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Prefeitura de Vitória permite moradia digna à população em situação de rua


André Sobral
Fachada da casa do projeto reconstrução
Projeto vai permitir que pessoas que vivem em situação de rua vivem em moradias adequadas
"Rua não é lugar para ninguém morar. Para isso, estamos oferecendo à população em situação de rua saúde, educação, cultura e moradia, dando a essas pessoas mais dignidade". Foi com essa afirmação que o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, apresentou em coletiva, na tarde desta quinta-feira (29), o projeto para garantir o acesso à moradia digna para as pessoas em situação de rua. 
Isso será possível por meio do projeto Morar sem Risco – Moradias Alternativas, uma das vertentes do programa "Onde anda você?", implantado pela Prefeitura de Vitória. Ele irá oferecer a esses moradores o aluguel social, no qual a administração municipal paga o aluguel de uma casa no valor de até um salário mínimo e o beneficiário tem a liberdade de escolher onde vai morar.
Um outro benefício dentro desse mesmo projeto é a carta de crédito. Nesse caso, o beneficiário recebe um cheque no valor de até R$ 39 mil e tem a possibilidade de comprar uma casa no local que preferir, passando, anteriormente, por uma avaliação técnica de engenheiros da Prefeitura.
"Vale ressaltar que os moradores que serão beneficiados com o projeto Morar sem Risco – Moradias Alternativas devem possuir mais de um ano nos abrigos e passar por uma triagem envolvendo todas as secretarias, não abrindo qualquer margem para que outros moradores de rua venham a Vitória com o intuito de entrar no projeto", explicou o secretário municipal de Habitação, Sérgio Sá.
Até o momento, nove meses após a implantação do projeto, sete moradores já foram beneficiados com o aluguel social e 18 processos estão encaminhados para que os beneficiários tenham acesso à  moradia digna. "Ao contemplar esse público que até hoje não era atendido pela política habitacional do município, nós estamos solucionando um problema social assegurando a essas famílias uma melhor qualidade de vida", disse o secretário Sérgio Sá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário