sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Shows, teatro, dança e intervenções culturais celebram 462 anos de Vitória


Divulgação Semc
Roberto Menescal
Violonista e compositor Roberto Menescal vai se apresentar na praia de Camburi no dia 8
Foto Divulgação
Camerata do Sesi
Camerata do Sesi será a atração do Theatro Carlos Gomes no próximo dia 6
Os 462 anos da cidade de Vitória serão comemorados desta sexta-feira (30) até o dia 28 de setembro com uma vasta programação cultural. Entre as atrações, destacam-se as apresentações do violonista e compositor Roberto Menescal e do compositor e cantor capixaba Silva.
Haverá também um Encontro Nacional de Trombonistas e a atração internacional do Kultultour - promoção de intercâmbio cultural entre a Alemanha e o Brasil. Em pontos diferentes da cidade, acontecerão shows musicais, apresentações teatrais e de dança, intervenções artísticas, atividades literárias, espetáculo circense, exposição, encontro de músicos, além de evento gastronômico.
Um ponto forte da programação deste ano é a presença maciça de artistas capixabas. Para o secretário municipal de Cultura, Alexandre Lima, a festa de aniversário de Vitória é uma oportunidade para se exaltar a cultura do Espírito Santo. "Nossa história artística é rica. Nossa arte tem reconhecimento no país e no exterior e sempre deu uma contribuição significativa para a cultura brasileira. Exemplos disso são o Menescal, que é um dos fundadores do Movimento Bossa Nova, e o Silva, que é um destaque atual no cenário brasileiro. São artistas nacionais capixabas", disse Alexandre.
A abertura das comemorações, nesta sexta-feira (30), ficará por conta da tradicional Festa do Bairro São Pedro, que se estenderá até esta segunda-feira (2), na Praça Dom João Batista, sempre a partir das 18 horas.
O bairro completa 36 anos e as atrações são as seguintes. Nesta sexta, Cajun de Santo André, Eraldo e Seus Teclados, De Bem com a Vida e Rodrigo Balla; neste sábado (31), haverá shows com a Banda e Cia, Nosso Sentimento e Novo Esquema; neste domingo (1º), apresentam-se atrações artísticas do Circuito Cultural (São Pedro), Trip X – Grupo de dança de São Pedro, Clube do Samba, Samba Sim e Léo e Banda; e nesta segunda-feira (2), Ministério Leão de Judá, Ministério Cristo e Vida, André e Felipe e Ministério Aliança Akfios.

Camerata

Na próxima sexta-feira (6), haverá apresentação da Camerata do Sesi no Theatro Carlos Gomes, a partir das 20 horas, com entrada gratuita. Ainda no dia 6, a partir das 18 horas, na Escadaria São Diogo, haverá as seguintes apresentações: coral infantojuvenil São Vicente, Grupo de Dança Afro-Cênica Brasileira do Museu Capixaba do Negro (Mucane) e espetáculo teatral "O Ciclo", pelo Grupo de Teatro da Escola de Teatro, Dança e Música Fafi.
Neste dia, também acontece, às 19 horas, espetáculo de luzes Pixxfluxx, no Theatro Carlos Gomes, e devolução do busto de Costa Pereira à praça que tem o seu nome.
Marcos Salles
Intervenção audiovisual 3D no Teatro Carlos Gomes
Espetáculo de luzes vai levar ainda mais brilho ao Theatro Carlos Gomes
Leonardo Silveira
Pessoas atravessando ponte de madeira no Parque Moscoso
Parque Moscoso sediará diferentes atividades e o tradicional "Parabéns pra você" no dia 8

Parque Moscoso e praia de Camburi

No dia 8 (domingo), dia do aniversário de Vitória, as festividades começam às 8 horas, no Parque Moscoso, com a apresentação do Coral de Contas (Tribunal de Contas do Espírito Santo). Na sequência, haverá a performance teatral Arte Cinética, da Fafi, "Parabéns para você" com bolo (maquete) e Exposição Viva dos Tipos Populares de Vitória. Na praia de Camburi, a partir das 20 horas, haverá apresentação musical com Brasilidade e as atrações nacionais capixabas Roberto Menescal e Silva.
No dia 9 (segunda-feira), a partir das 20 horas, no Mucane, haverá Encontro Nacional de Trombonistas, evento organizado pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Ainda às 20 horas, haverá solenidade de entrega das obras de reformas do relógio da Praça Oito.

Atração internacional

No dia 11 (quarta-feira), a partir das 10 horas, prosseguirá o Encontro Nacional de Trombonistas, no Mucane, e, no quiosque 1 da praia de Camburi, será feita a abertura da atração internacional Kultultour, que marca o Ano da Alemanha no Brasil. No dia 12 (quinta-feira), às 10 horas, o Encontro de Trombonistas será na Concha Acústica do Parque Moscoso e, na praia de Camburi, Kultultour. Ainda no Parque Moscoso, às 14h30, haverá apresentação de contação de histórias do projeto Viagem pela Literatura.
Nos dias 13 (sexta) e 14 (sábado), o Kultultour prosseguirá com ampla programação gratuita na praia de Camburi. Também no dia 14, às 18 horas, em Camburi, será apresentado o espetáculo teatral "O auto do tatu", pelo Grupo de teatro Folgazões. Na sequência, apresentam-se a Banda Cidade do Reggae, Banda Kalifa e Banda Java Roots. No Centro, às 14 horas, haverá a atividade literária Lendo na Calçada e, na Ilha das Caieiras, das 10 às 20 horas, Mariscada.
No dia 15 (domingo), a partir das 10 horas, na Praça dos Namorados, está programada a apresentação da atração nacional do teatro de bonecos Giramundo. Na praia de Camburi, acontecerá o Kultutour e, na Ilha das Caieiras, a Mariscada. No dia 20 (sexta), a partir das 20 horas, acontece o tradicional Femusquim, no bairro Alagoano. No dia 21 (sábado), a partir das 13 horas, na Pedra da Cebola, Lona Cultural com Coletivos Unidos, e no Parque Moscoso, contação de histórias do projeto Viagem pela Literatura. Às 20 horas, segue o Femusquim, no Alagoano.
No dia 22 (domingo), a partir das 10 horas, no Parque Pedra da Cebola, Viagem Anime Show e, às 12 horas, Lona Cultural com Coletivos Unidos – CRJ. No dia 28 (sábado), na Praia do Canto, a partir das 21 horas, haverá recital poético com Marcos Konká e apresentação musical com Saulo Simonassi.
Marcos Salles
Apresentação do grupo de violões no Femusquim 2011
Festival de Música de Botequim vai agitar o Morro do Alagoano nos dias 20 e 21
Carlos Antolini
Avião passando sobre pedra da cebola
Pedra da Cebola vai sediar alguns eventos durante a festa de aniversário de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário