quinta-feira, 29 de agosto de 2013

VOLUME DE ÁGUA DO RIO DOCE ESTÁ ABAIXO DO NORMAL E PREJUDICA CAPTAÇÃO EM COLATINA



29/08/2013 - O baixo volume de chuva neste ano tem afetado o abastecimento de água em Colatina. O nível de água do Rio Doce está abaixo do normal, por isso, é possível ver muitos bancos de areia no leito, o que dificulta a capitação de água pelas bombas, conforme esclareceu o Sanear.

Na noite da última terça-feira (27), o volume de água do rio atingiu um nível crítico, atingindo a marca de 20 cm. Segundo a autarquia, o nível normal do rio é de 100 cm. Na margem norte as bombas conseguiam captar somente 20% do volume normal, e na margem sul somente 50%. Para o nível do rio voltar ao normal é preciso que chova na nascente do rio, que fica em Minas Gerais.

Esse baixo volume levou o Sanear a realizar ontem (28), de forma emergencial, a instalação de três bombas submersas. De acordo com o diretor administrativo e financeiro do Sanear, Almiro Schimidt, a instalação dessas bombas já estava programada somente para o mês que vem.

“Nós estávamos trabalhando dentro do nosso cronograma, e a instalação dessas bombas ocorreria na primeira semana de setembro. Infelizmente o volume de água do rio baixou muito na terça-feira, e tivemos que realizar a instalação das bombas em caráter emergencial, sem conseguir avisar a população com antecedência”, justificou Almiro.

Ainda segundo o diretor, com a implantação de novas bombas submersas ficará mais fácil enfrentar esse período de estiagem. “Esse novo modelo de bomba fica instalado em baixo d'água, o que evita a entrada de ar na tubulação e problemas com o abastecimento” explicou.

Para este período, o Sanear pede que a população economize água e faça seu uso racional, evitando o desperdício e contribuindo para que o abastecimento não seja prejudicado. “Sabemos que a água é algo precioso, por isso, é extremamente necessário evitarmos o desperdício. Medidas simples de contenção de gastos podem fazer a grande diferença”, disse Almiro.

A área de abastecimento do Sanear tem uma extensão de 40km, entre Itapina e Maria Ortiz, com uma largura média de 600 metros. Ao todo 38 mil residências são abastecidas com suas águas em Colatina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário