quarta-feira, 27 de abril de 2016

Os primeiros passos do MEPES 48 anos.

                                 O Mepes, que é o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo completou 48 no dia 26 de abril. Uma imensa jornada onde o centro das atenções sempre foi a comunidade rural capixaba. Hoje é constituído de 18 Escolas Família Agrícola, onde o o jovem e a jovem é parte do que se denominou PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, onde ele fica uma semana na escola e na semana seguinte vai para a sua casa, sua comunidade. Assim ele não perde o contato com a sua realidade, aliás, estreita a sua relação família/comunidade. O Mepes administra o Hospital de Anchieta, 57 leitos e um conjunto de quatro creches, com 330 crianças.
                                 A idéia e a prática desenvolvida na Escola Família Agrícola além de levar a sua expansão para o território capixaba, gerou o interesse em outras unidades da Federação, já somam mais de 263 EFAs em 20 Estados
                                 O surgimento do Mepes, em 1968, no meu entendimento tem fatos e pilares interessantes. Um ponto que sempre destaco é que o seu criador e idealizador, o padre jesuíta Humberto Pietraogrande, quando dava aulas em Anchieta na década de 60, conversando com um jovem,  perguntou como era sua família e como ela vivia. Um silêncio imenso se fez. Padre Humberto por não conseguir uma resposta, imaginou ir conhecer a família.
                                Indo até a família, padre Humberto encontrou um ambiente rural totalmente adverso ao ambiente pessoal do jovem inteligente. Neste momento ele refletiu:
                                 - Na realidade, no meu dia a dia, eu estou cumprindo uma missão que é a de preparar os mais competentes para saírem do meio rural, rumo a cidade, ao mundo urbano.
                                   Aqui Pietrogrande viu mais longe e enxergou de perto a realidade.
                                    Neste tempo, Pietrogrande quando vai a Itália para celebrar a sua primeira missa na sua terra natal, Padova - ele foi ordenado Padre no Rio Grande do Sul, encontra com o seu amigo Agostini, professor universitário que lhe relata:
                                   - Está surgindo aqui uma escola, cuja idéia veio da França, que utiliza uma nova forma de educação, PEDAGOGIA DA ALTERNANCIA, onde o jovem fica um tempo na Escola e um tempo igual na sua casa.
                                   Animado com a nova escola e o novo modelo de educação o Padre Humberto aciona as lideranças na região sul capixaba e no ano de 1966 um grupo de 8 jovens capixabas vai para a Itália para fazerem a preparação para aqui montarem a escola nova.
                                Assim em 1968 surge o Mepes.
Mas é importante dizer que no ano de 1966 um grupo de amigos do Padre Humberto fundam em Padova a Associação de Amigos do Estado Espirito Santo (AES], que foi vital para o sucesso das Efas no Espírito Santo, no Brasil e em países da América Latina.
                                  Todo movimento de ação surge sempre na discussão e no debate de uma realidade de social e econômica. No tempo da fermentação da idéia do que hoje conhecemos como Mepes, vivia o Espírito Santo as consequências da erradicação dos cafezais, o que gerou muito êxodo rural, milhares de capixabas vieram para as cidades e também migraram para Rondônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário