quinta-feira, 23 de junho de 2016

Carta Aberta ao Governador PAULO HARTUNG

Em 1956 surgiu a Acares, que hoje é o Incaper.
Em 1974, decidi conhecer o Espírito Santo, que já começava a ter uma predominância do urbano sobre rural, fui ser jornalista ligado ao meio rural. São 42 anos de conhecimento e de convivência coma extensão rural.
De maneira alguma concordo com o rumo que está tomando a direção da pesquisa e extensão rural capixaba. A complexidade e a importância da relação cidade campo, exige trabalho sério e comprometido, feita com gente do meio, que possua anos e anos de vivencia e convivencia na realidade.
O Incaper precisa e necessita de mais investimento, para prosseguir na sua missão. A pressão e força bruta somente irão fazer crescer a intolerância.
Eu poderia aqui falar, falar, falar... da importância do Incaper para o meio rural capixaba. Mas quero neste momento usar as palavras de Nathan Herszkowicz, dirigente da Associação Brasileira da Indústria de Torrefação e Moagem de Café, durante o lançamento das variedades de alta produtividade de conilon, desenvolvidas pelo Incaper em 2013, em Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim.
Senhor Governador, eu tive a felicidade de gravar o depoimento de Nathan, confira.
O INCAPER DÁ UM EXEMPLO DE PROFISSIONALISMO, DE ESPÍRITO PUBLICO, DE RESPONSABILIDADE COM A COISA PÚBLICA, COM O DINHEIRO PÚBLICO NO SENTIDO DE EMPREGA-LO NA PESQUISA, EMPREGA-L0 NA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E DOS RESULTADOS DOS CAFEICULTORES O QUE SE VÊ AQUI NO ESPÍRITO SANTO, O QUE SE VÊ ENTRE OS TECNICOS E OS CAFEICULTORES CAPIXABAS É UMA INTEGRAÇÃO, É UM RESULTADO EFETIVO E DE FATO QUE NÁO SE VÊ EM LUGAR NENHUM DO BRASIL.
POR ISTO QUE VOCES ESTÃO FADADOS AO SUCESSO. NAO TENHO DÚVIDA NENHUMA DE QUE A CAFEICULTURA CAPIXABA E PRODUTORES CAPIXABAS IRÃO USUFRUIR O RESULTADO DESTA PESQUISA E DO LANÇAMENTO DESTAS VARIEDADES NOVAS DURANTE MUITOS ANOS. POR ISTO QUE VOCES ESTÃO FADADOS AO SUCESSO. NAO TENHO DÚVIDA NENHUMA DE QUE A CAFEICULTURA CAPIXABA E PRODUTORES CAPIXABAS IRÃO USUFRUIR O RESULTADO DESTA PESQUISA E DO LANÇAMENTO DESTAS VARIEDADES NOVAS DURANTE MUITOS ANOS.
ISTO PARA A INDÚSTRIA É A CERTEZA DE QUE NÓS VAMOS CONTINUAR TENDO ABASTECIMENTO E SUPRIMENTO COM VARIEDADE, COM QUALIDADE E QUANTIDADE PARA ALIMENTAR AS NOSSAS EXPORTAÇÕES. O BRASIL NAO PODE PERDER A CONDIÇÃO DE MAIOR EXPORTADOR DE CAFÉ DO MUNDO E O ES, SEM DUVIDA SEM DÚVIDA REPRESENTA UM PAPEL MUITO IMPORTANTE PARA MANTER, PARA CONSOLIDAR ESTA CONDIÇÃO ASSIM COMO OS BRASILEIROS SÃO CONSUMIDORES DE CAFÉ E QUEREM CAFÉ COM MAIS QUALIDADE.
ESTAS VARIEDADES QUE ESTAO SENDO COLOCADAS HOJE A AQUI A DISPOSIÇÃO ENCANTAM O INDUSTRIAL DO CAFÉ.
FALO TAMBÉM TAMBÉM EM NOME DO NOSSO GRANDE COMPANHEIRO E LIDER JOSE GUILHERME LIMA, DO CAFÉ CAMPEÃO, QUE ESTÁ AQUI, CAFÉ AQUI DA TERRA, NA CERTEZA DE QUE NÓS TEMOS MUITO QUE AGRADECER AO INCAPER E DIZER A VOCES QUE A MELHORA DA QUALIDADE DO CAFÉ CONILON, PRINCIPALMENTE DO ESPÍRITO SANTO E A APRESENTAÇÃO DESTAS NOVAS VARIEDADES DÃO A INDÚSTRIA DE CAFÉ, INDÚSTRIA DO TORRADO E MOÍDO E DO SOLÚVEL, QUE SÃO OS GRANDES CLIENTES DE VOCES PRODUTORES DE CAFÉ, ESPECIALMENTE DO ESPÍRITO SANTO, DÃO A CERTEZA DE QUE NÓS TEMOS NO CAFÉ UM GRANDE NEGÓCIO QUE VAI DURAR AINDA, COM SUCESSO, MUITOS E MUITOS ANOS.
PARABÉNS AO GOVERNADOR E A TODA EQUIPE GOVERNAMENTAL POR ESTE BRILHANTE EXEMPLO DE GESTÃO PÚBLICA COM RESPONSABILIDADE E RESULTADO.
Senho Governador, é o que tinha a lhe dizer neste momento, lembrando o nosso amigo comum, que já nos deixou, o Padre Humberto Pietrogrande:
Conversa franca, amizade longa.
Ronald Mansur, Vila Velha, 23 de junho de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário