sexta-feira, 17 de junho de 2016

Serra ganha espaço de mais de 2 mil m2 para oferecer serviços e atividades

O cidadão serrano acaba de ganhar um importante equipamento para acompanhamento das famílias, acesso aos benefícios sociais e atendimento à juventude. E tudo num só local. É o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e reforçado de um Centro de Atendimento Integrado (CAI). E tudo num mesmo lugar. O novo Cras-Cai será inaugurado neste sábado (18), às 10 horas, em Boa Vista.

O Cras-Cai sediará atividades artísticas e culturais; promoção dos direitos humanos; cursos profissionalizantes; educação de jovens e adultos, ações preventivas para adolescentes. Além disso; atividades esportivas culturais. E  promoção de projetos que visam o incentivo à economia solidária; alimentação saudável, programa anti tabagismo, orientações sobre saúde e higiene. 

“Será o primeiro equipamento de direitos humanos que trabalhará ações integradas como saúde, educação esporte, cultura, empreendendorismo, entre outros. É uma obra muito aguardada pela população de Jardim Carapina, Boa Vista e região, especial à nossa juventude”, destaca o prefeito Audifax Barcelos.

Dentre os cursos ofertados no local estarão os de informática, pintura em parede, bombeiro residencial hidráulico, panificação, empreendedorismo, redação comercial e de artesanato. 

“É no Cras que se ouve, acolhe e encaminha. Mas queremos ir além. Queremos auxiliar a essas famílias para que elas possam sair dessa condição de vulnerabilidade. Trabalhamos o empoderamento dessas pessoas”. ressalta a secretária de Assistência Social, Elcimara Rangel.

Investimentos.

Foram investidos R$ 4,9 milhões na nova edificação que tem 2.282 m², em dois pavimentos que contam com área totalmente acessível. No térreo, oito salas, um almoxarifado, uma sala de coordenação, cozinha, refeitório e pátio coberto.

No segundo andar, três salas multiuso, uma de informática, de leitura, três para assistentes sociais/psicólogas, uma cozinha-escola. E também cozinha, auditório para 120 pessoas, salas de leitura, multimídia e coordenação. Além disso, na área externa há um anfiteatro, pista de skate, estacionamento, bicicletário e futuramente uma horta comunitária.  

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania da Serra, Marlom Amorim, destacou que o trabalho no Centro de Atendimento Integrado vai atender uma população que tem um alto índice de vulnerabilidade social. “Na Serra, 22% das pessoas são jovens, de 14 a 29 anos. O objetivo, com a disponibilização destes serviços, é contribuir para transformar positivamente a realidade dessa juventude. São projetos e ações voltadas para a valorização da dignidade”, comenta.

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Atendimento Integrado (CAI), Cras-Crai : Rua Salvador, s/n, Boa Vista, Serra.
Serviços:
1.      Cursos: informática; pintura em parede; bombeiro residencial hidráulico; panificação; empreendedorismo; redação comercial; artesanato: embalagem para presente, artesanato em eva e pintura em tecido;
2.      Programa de Orientação ao Exercício Físico : orientação à prática de atividades físicas;
3.      Programa de Nutrição: orientação à alimentação saudável e acompanhamento
4.      Palestras e Atividades Informativas e Formativas : prevenção às DST’S/HIV, Programa Adolescente Cidadão com rodas de conversa sobre Cidadania e Gravidez na adolescência e Teatro; ações de prevenção e orientação sobre violência de gênero e violência doméstica; cooperativismo e economia solidária
5.      Oficinas: projeto Viva Jovem com: Percussão, grafitti e dança afro; artesanato em cerâmica;
6.      Sala de Leitura - Acervo com livros de literatura, técnicos e didáticos;
7.      Sala de TV - Possibilita rodas de conversas, cineclubismo, discussões e bate papo;
8.      Wifi  Acesso gratuito à internet
9.      Horta Comunitária - cultivo de hortaliças e plantas medicinais aliadas às atividades de cooperativismo e alimentação saudável 

Nenhum comentário:

Postar um comentário