quinta-feira, 16 de junho de 2016

Veneza inicia fase teste da estação de tratamento de esgoto, em NOV VENÉCIA




Resíduos serão tratados antes de serem despejados no meio ambiente
A Cooperativa Veneza concluiu a obra da tão esperada ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) e deu início à fase de testes. O esgoto gerado pela fábrica já está sendo levado para o reservatório junto à célula construída à beira da rodovia que liga Nova Venécia a São Mateus, ao lado da obra de tratamento de esgoto da Cesan.
A ETE conta com alta tecnologia, como tratamento biológico, que remove quase em sua totalidade a carga orgânica do esgoto, antes de despejar no meio ambiente.
A obra é mais uma das ações da Veneza que possui a finalidade clara de melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Quando a gente pensa em saneamento básico, a gente pensa em qualidade de vida, em águas limpas, em meio ambiente preservado. E tudo isso significa um grande investimento também em saúde, porque está provado que investir em saneamento básico é investir em saúde”, disse o presidente da Veneza, José Carnieli.
O sistema ainda está em fase de testes dos equipamentos e processos. Uma prática comum, até que toda parte técnica e operacional esteja liberada para pleno funcionamento.
A Veneza aguarda agora a conclusão do sistema de tratamento sanitário de Nova Venécia, que está sendo implantado pelo Governo do Estado – por meio da Cesan - previsto para entrar em funcionamento no próximo ano. A partir daí será dado início ao tratamento em sua totalidade. Todo o esgoto gerado na fábrica da Veneza será devolvido limpo ao rio Cricaré. Por enquanto os efluentes permanecem no reservatório sem serem despejados no meio ambiente.

Investimento
Para chegar à conclusão, a obra da ETE precisou passar por três etapas. Uma célula de tratamento foi construída à beira da rodovia que liga Nova Venécia a São Mateus, ao lado da obra de tratamento de esgoto da Cesan.
A segunda etapa foi a instalação da tubulação por onde os efluentes são levados até chegarem ao reservatório.
No parque industrial da Veneza foi instalada uma elevatória que é o equipamento responsável por fazer o bombeamento dos efluentes que são transportados para a célula onde será realizado o tratamento. Esta foi a terceira e última etapa da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário